CURIOSIDADES

O gesso é conhecido a mais de 9.000 anos. O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado.

Quando gipsita é esmaga e calcinada, ela perde água, formando o gesso. É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do “gypsum” (rocha sedimentaria), transformado em pó branco que misturado com água endurece rapidamente.

Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho: ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.

História do Gesso

O gesso é conhecido há muito tempo, entre os materiais de construção que a obtenção exige uma determinada transformação obrigando à intervenção do homem, ele é geralmente considerado como um dos mais antigos, a par da cal e do barro. Recendo descobertas arqueológicas revelaram que o emprego do gesso e cal serviram de apoio para os frescos decorativos, na preparação do solo e mesmo na fabricação de recipientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *